Secretaria de Saúde implementa PlanificaSUS na região sul de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizaram, na manhã desta segunda-feira (15.07), o Workshop de Abertura do PlanificaSUS na Região de Saúde Sul de Mato Grosso, realizado no auditório do SENAI de Rondonópolis.

Voltada para a gestão e organização da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), a abertura da capacitação reuniu autoridades de 19 municípios de Mato Grosso e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com o gestor, a atual gestão da SES-MT aderiu a praticamente todos os projetos ofertados pelo Conselho Nacional e já viabiliza consultorias com algumas referências em saúde, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hospital do Coração (HCor).

“O PlanificaSUS é um sonho de mais de uma década para a Saúde em Mato Grosso. É um dos projetos que atual gestão implementou e que conta com a consultoria de uma das melhores estruturas de saúde do país, o Hospital Israelita Albert Einstein. No entanto, é importante frisar que contaremos sobretudo com o empenho dos municípios e com a atuação de cada um dos servidores da Saúde, que são essenciais para transformar os ideais em realidade”, declarou Figueiredo ao agradecer a assiduidade dos prefeitos e demais representantes municipais no evento.

O secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES-MT, Juliano Mello, também compôs a mesa durante o evento de abertura. “O objetivo é instituir um padrão de qualidade e excelência que não fique voltada apenas à qualificação profissional, mas também associada às ações práticas, aos serviços existentes. Esse é o escopo do projeto que se inicia hoje”, pontuou.  

A mesa da solenidade ainda foi composta pela consultora do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Otília Ferreira; pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Marcos Antonio Norberto; pelo prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio; pela secretária municipal de Saúde de Rondonópolis, Izalba Albuquerque e pela diretora do Hospital Regional de Rondonópolis, Caroline Neves.

PlanificaSUS

A região de Saúde Sul será a primeira, em Mato Grosso, a passar pela capacitação do PlanificaSUS, que conta com atividades de oficinas e outras diversas ações complementares. O público alvo são as equipes de Saúde da Família e da Atenção Ambulatorial Especializada da região, com vistas à qualificação da Atenção Primária, que atua como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Por meio do processo da planificação – que engloba os workshops e oficinas que serão realizados de agosto de 2019 até novembro de 2020 –, a SES-MT movimentará cerca de 2.700 profissionais de saúde, incluindo servidores da própria Secretaria e dos 19 municípios pertencentes à Região de Saúde Sul.

“A implementação do PlanificaSUS é compreendida como uma mudança no modus operandi das equipes e serviços, buscando a efetividade das redes de atenção”, concluiu a coordenadora de Gestão da Atenção Primária da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT, Regina Amorim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Como está o meu site?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...